Paulo Henrique Rodrigues Pinheiro

Um blog sobre programação para programadores!


Gerando imagens em GO com biblioteca padrão

Como gerar arquivos com imagens PNG na linguagem GO, usando apenas a biblioteca padrão

Gerando imagens

https://twitter.com/noahhlo/status/437395572081688576

Lá vem história

No começo do livro A Linguagem de Programação GO, de Donovan & Kernighan - aqui falo um pouco desse livro, há um interessante exercício em gerar GIFs animados, usando apenas a biblioteca padrão de GO.

Como estava saudoso de minhas aventuras no mundo dos fractais, pensei que deveria voltar a fazer desenhos baseados em fórmulas muito simples, para cada ponto de minha tela. Precisaria de alguma biblioteca externa (e GO tem muitas), mas o intento é, além do prazer estético, fazer as coisas com o mínimo de ferramentas.

Então, nesse texto, está o que aprendi para desenhar pontos em um arquivo PNG, com GO purinho.

As ferramentas

Há um grande pacotão, o image, com a base que precisamos. Também há os "sub pacotes" image/png e image/color.

Eventualmente, alguma função de math. E o os, para criar o arquivo.

O programa

Tem um GIST para ele, mas eis o danado:


package main

import (
    "image"
    "image/color"
    "image/png"
    "math"
    "os"
)

const (
    size     = 301
    fileName = "draw.png"
)

var palette = []color.Color{
    color.RGBA{0xaf, 0xaf, 0xff, 0xff},
    color.RGBA{0xaf, 0xff, 0xaf, 0xee},
}

func main() {
    rect := image.Rect(0, 0, size, size)
    img := image.NewPaletted(rect, palette)

    for x := 0; x < size; x++ {
        for y := 0; y < size; y++ {
            if visible(x, y) {
                img.SetColorIndex(x, y, 1)
            }
        }
    }

    f, err := os.Create(fileName)
    if err != nil {
        panic(err)
    }
    defer f.Close()
    png.Encode(f, img)
}

func visible(xint int, yint int) bool {
    x := float64(xint)
    y := float64(yint)

    value := math.Pow(x, 9) + math.Pow(y, 9)
    module := int64(value) % 3

    if module == 0 {
        return true
    }

    return false
}

Criei algumas constantes para usar o const. Esse 301 é pros padrões não ficarem com a parte direita incompleta, apenas isso.

Esses padrões que listarei aqui são encontrados de uma forma binária: faço alguma conta com as coordenadas, pego o módulo congruência 10 (usei 3 também) e verifico se é zero, então decido se pinto ou não o ponto. Por isso criei uma paleta de cores com... duas cores :-), o var palette.

O índice 0 de palette contém a cor que será usada por padrão na imagem, portanto, só precisaremos "pintar" um pixel, apenas se for necessário.

No img.SetColorIndex, o terceiro parâmetro é o índice na paleta, como só existem duas cores, e a primeira é a padrão, se for o caso, usa-se a segunda.

Alguns padrões

mod3pow9

O mais "disruptivo", e cheguei a ele depois de algumas tentativas


value := math.Pow(x, 9) + math.Pow(y, 9)
module := int64(value) % 3

Eu imagino que se relativizar as coordenadas, consigo uma imagem completa, mas isso é pra próxima empreitada.

Padrão mod3pow9

mod10mult

O primeiro que testei, muito legal, parece uma padrão pra tecidos :).


value := x * y
module := value % 10

Padrão mod10mult

mod10add

Vendo a simples multiplicação, como seria a adição?


value := x + y
module := value % 10

Padrão mod10add

mod10summult

Dos simples, o mais bonitinho. Acho que ao invés de tecido serve pra papel.


value := x*x +y*y
module := value % 10

Padrao mod10summult

Pro futuro

Tem todas as funções trigonométricas pra explorar nessa pegada. E, é claro, tem o conjunto de Mandelbrot, que foi a verdadeira motivação pra eu descobrir como gerar gráficos em GO. Tem muita coisa feita por aí, mas é tipo um desafio pessoal. Se eu não desenhei o TorBledNam em uma dada linguagem, é porque eu não a usei de verdade.